segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A importância de vivenciar o presente






Vivenciar o presente é reconhecer o sagrado a cada momento. Darmos importância para cada situação ou função que estivermos executando naquele momento, seja comendo, andando, falando com alguém, trabalhando.
Se estivermos exercendo determinado trabalho, é porque naquele momento, precisávamos aprender algo com aquela função.  Aprender e ensinar caminham juntos, por isso precisamos estar atentos no aqui e agora, pois estamos sendo observados, imitados, quer tenhamos consciência ou não. Os nossos pensamentos, emoções, palavras, gestos, estão modificando o ambiente ao nosso redor.  Seja o que quer que estejamos fazendo estamos modificando e sendo modificados, pois pertencemos ao todo.  Somos parte desse todo, através da nossa respiração fazemos uma troca constante com o universo. Somos feitos da mesma matéria do universo, carregamos dentro de nós um micro-universo, água, ar, minerais, etc. e os nossos pensamentos influenciam profundamente esse micro universo interno. Querendo ou não somos co criadores e co responsáveis por tudo que acontece à nossa volta.
Só conseguiremos entender esse processo, quando começarmos a prestar atenção em nós, no nosso corpo, nos nossos pensamentos, emoções, palavras, gestos, aceitarmos  tudo como uma pequena viagem de aprendizado, e que não podemos nos perder, perder o foco. Tudo que nos acontece é por alguma razão, para tirarmos o melhor, mas para isso é preciso presença  e desapego. O desapego, é a consciência de que não somos donos de nada e de ninguém,  apenas desfrutamos  naquele momento da companhia de outras pessoas por alguma razão, e desfrutamos também de alguns bens materiais, que são necessários para nossa sobrevivência e evolução naquele momento.
Esse estar presente, atento, faz com que eu me observe, observe meus pensamentos e atitudes. Ás vezes deixamos de vivenciar,  enxergar momentos belíssimos, que nos trariam uma grande paz de espírito, uma grande sensação de bem estar, de felicidade, por que a mente nos inunda de inúmeros pensamentos do passado, onde talvez a culpa, o remorso, ou outro sentimento não muito bom, nos tira do aqui e agora. Perdemos o momento, e não resolvemos o passado, pois ele já não existe mais, ele agora é como um filme velho repassando várias vezes na nossa tela mental. Ficamos tristes, passamos para o nosso corpo as mesmas emoções como se o fato tivesse acontecendo agora, pois a mente não distingue tempo. Tudo que você pensa é como se tivesse acontecendo agora. Desperdiçamos grande parte da nossa energia deixando nossa mente divagar entre passado e futuro. Ah! O futuro! Onde será que ele está?
Está somente na nossa mente, ele não existe. Quer não temer o futuro? Viva da melhor maneira possível o seu presente. O presente que recebemos a cada inspiração, esse é o nosso presente diário, a nossa respiração. A única certeza: estar vivo, e a partir daí podemos fazer acontecer qualquer coisa. Depende de nós, da nossa atenção aos nossos pensamentos, que geram nossas emoções, que gerarão nossas atitudes. É através das nossas atitudes que nos transformamos e transformamos o mundo. Mas tudo começa no pensar. Precisamos atentar ao que estamos pensando, que beneficio esse tipo de pensamento nos traz? E se eu me permitisse mudar? E se eu permitisse mudar minhas emoções, me reconhecer como um grande ser, que não está aqui por acaso, com aquelas pessoas, exercendo aquela função. Existe um propósito. E quando se descobre esse propósito, quando se valoriza cada momento, enxergando cada detalhe, vivenciando seu dia com todo o seu melhor, com toda sua essência, você vai descobrir por que está aqui, e vai se sentir melhor, vai sentir fazendo parte desse todo.  Vai se sentir responsável por esse todo, vai se sentir mais responsável por você mesmo, com suas atitudes, até vai procurar mudar determinados hábitos adquiridos, por que em algum momento alguém te disse que tinha que ser assim. Mas esses hábitos, esses sentimentos, essa forma de agir, à vezes não são suas, não fazem parte da sua essência, é por isso que quando você age dessa forma,  às vezes não se sente bem. Comece a prestar atenção em quem você é, a se dar valor, a dar valor na posição que ocupa naquele momento, e se achar que aquele não é o seu lugar, comece a procurar o seu lugar, aquele que você sente que é o melhor, não focando apenas num futuro distante, que sua mente julga que será melhor, que te trará felicidade. Comece a se observar a partir de hoje, quem é você, como se sente nesse exato momento, o que te faz feliz, e felicidade é um sentimento que não depende do outro, depende só de você. Não coloque esse grande sentimento nas mãos de ninguém, ele é seu, somente seu.
Cultive a gratidão em todo momento, começando pela sua respiração, sem ela, nada mais será possível vivenciar ou realizar. Comece agradecendo todo dia que nasce, agradeça ao Sol, mesmo no dia nublado, pois o Sol nunca se apaga, ele apenas está coberto pelas nuvens. Assim como nossos dias, a luz da nossa essência nunca se apaga, ela apenas está coberta pelas nuvens dos nossos pensamentos sombrios. Reconheça essa sombra, admita essas sombras, e a partir desse reconhecimento, leve luz até elas. Esse é um processo de autoconhecimento que começa a partir da escuta do corpo, do aquietar da mente, da auto observação contínua, da vivência do aqui e agora.
Agradeça o alimento, é ele que te da energia para continuar. Agradeça toda a energia gasta pelo planeta e por tantas mãos, que fizeram com que  aquele alimento chegue até sua mesa. Com essa consciência evite o desperdício.
Olhe para uma laranja e observe o sagrado presente naquela fruta. Toda a energia contida numa semente de laranja. Essa semente “sabia” do seu propósito, sabia que seria uma árvore, daria flores e frutos. Nunca uma semente de laranja almejou ser um mamão, ou outra coisa qualquer, ela “sabe” do seu propósito.  E a semente foi plantada, se tornou arvore, flor, e a abelha, que também sabe qual é o seu propósito, realizou a polinização, para que a flor se transformasse em fruta, com mais sementes para que o propósito não se perdesse. E numa grande harmonia de muitas mãos, com a integração de muitos outros propósitos   de muitas outras sementes, vegetais, minerais, seres vivos, num grande ciclo de produção, vida e morte, a vida continua, e aquela semente, hoje é a laranja que está a sua frente, pronta para ser saboreada, com todo respeito, com toda atenção que o momento da refeição merece, e que nos esquecemos de agradecer, e muitas vezes desperdiçamos, jogamos fora alimentos, e não educamos nossas crianças com esse sentimento de integração. Fazemos parte dessa grande teia, fazemos parte desse todo, e não estamos aqui por acaso, existe um propósito. Não estamos aqui para usufruir da natureza, estamos aqui para compartilhar com ela, pois somos poeira cósmica pensante, solta no espaço, sem nenhuma certeza de nada, apenas desse momento.

Elisabete Parra
Professora de Yoga e Psicoterapeuta
Fone: (11) 7461-5124 – e-mail: beteparra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário